quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Veneziano pode ficar com o "Podemos" e escantear Janduhy Carneiro

O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) está de malas prontas para deixar o PMDB. O destino, segundo fontes de Brasília, seria o Podemos (antigo PTN). As conversas entre o parlamentar e a presidente nacional da sigla, Renata Abreu, estão avançadas. Se forem concretizadas, o peemedebista assumiria o comando da agremiação na Paraíba, hoje nas mãos do deputado estadual Janduhy Carneiro.

O deputado estadual Janduhy Carneiro tem acusado o governador Ricardo Coutinho (PSB) de tramar uma intervenção no Podemos, na Paraíba.

Os acertos estão sendo costurados junto à direção nacional da agremiação, diretamente com a presidente do partido, Renata Abreu. Carneiro diz que o movimento é uma retaliação do governo, por ele nunca ter aceitado migrar da oposição para a base governista. “Podem tomar o partido, mas eu não irei me curvar aderindo ao governo do Estado”, esbravejou.

LIMINAR
O desembargador José Ricardo Porto deferiu, nesta terça-feira (1º), o pedido de efeito suspensivo da decisão do Juízo da 16ª Vara Cível da Comarca da Capital, restituindo Janduhy Carneiro Sobrinho à Comissão Provisória do Partido Podemos e permitindo que pratique todos os atos inerentes a sua função, até o julgamento do mérito do Recurso. A decisão liminar foi nos autos do Agravo de Instrumento nº 0803828-84.2017.815.0000.

De acordo com o relatório, Janduhy Carneiro alega ter sido destituído da presidência da Comissão Provisória Estadual do Partido, a qual fazia parte desde 2014, por prazo indeterminado, de maneira arbitrária e sumária pela Executiva Nacional, o que teria “ferido de morte” o devido processo legal e as garantias do contraditório e da ampla defesa.

O agravante argumenta, ainda, que a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95), em seu artigo 15,V, dispõe que “O Estatuto do partido deve conter, entre outras, normas sobre fidelidade e disciplina partidárias, processo para apuração das infrações e aplicação das penalidades, assegurado amplo direito de defesa”.

Piancó
Em Piancó o PODEMOS deve ficar com o vereador Antonio Azevedo Xavier [Hermógenes] que representa o deputado Janduhy na cidade, mesmo o vereador estando ligado ao principal opositor do deputado no Estado, que é o governador Ricardo Coutinho (PSB).