quinta-feira, 24 de agosto de 2017

População piancoense pede que Oposição apresente propostas Impositivas para a cidade e deixe o prefeito trabalhar

"A população já não aguenta mais ouvir o descontentamento da Oposição na Câmara Municipal de Piancó, sempre buscando encontrar defeitos na gestão do prefeito Daniel Galdino (PSD)", disse um eleitor que não quer se identificar. Populares já não vão mais as sessões na Casa de Padre Manuel Otaviano e preferem ouvir os parlamentares através da emissora de rádio comunitária local, todas as quintas-feiras. Desde o início dessa nova legislatura, mais precisamente no dia em que houve a eleição para escolher o novo presidente da Mesa, que a Casa Legislativa vem recebendo críticas da população consciente de seus direitos. 

Uma das indicações que o eleitor faz para os novos (reeleitos e eleitos) parlamentares é que ao invés de estar buscando inviabilizar a atual administração municipal (Poder Executivo), com ações infundadas e sem nenhuma consistência jurídica na Justiça, é que se faça apresentar Propostas Impositivas, a fim de ver a aplicação do Orçamento. Essa proposta obriga o prefeito a executar as emendas parlamentares aprovadas pela Câmara para o Orçamento Anual. O prefeito por sua vez pede a ajuda de todos os vereadores para poder administrar e colocar em prática seu Plano de Governo, apresentado durante a campanha eleitoral de 2016.

Por isso, é importante que o eleitor acompanhe a atuação do vereador (a) para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido. Ao vereador (a) cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito, com responsabilidade entendendo que o período da campanha eleitoral já passou. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Como integrante do Poder Legislativo municipal, o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Esse é (ou pelo menos deveria ser) o objetivo final de uma pessoa escolhida como representante do povo. E como um vereador pode representar.