quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Lei estabelece 30 de agosto como Dia de Conscientização sobre Esclerose Múltipla

Trinta de agosto é o Dia de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla na Paraíba. A data foi instituída através da Lei nº 10.843 e tem o objetivo de chamar atenção para essa doença ainda pouco conhecida, mas que afeta 40 mil brasileiro, segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla. 

A propositura é do deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) que afirmou que todo esforço e incentivo na busca de conhecimento sobre esta doença é válida para fortalecer a esperança da cura nos portadores, assim como toda divulgação direcionada a sociedade, com a intenção de contribuir para a conscientização e respeito desta doença rara. 

A Lei prevê que o Poder Público, junto à sociedade civil, realize debates e eventos, a fim de estimular o desenvolvimento de atividades, assim como campanhas e projetos de incentivo colocando a importância do dia estadual de conscientização sobre a esclerose múltipla. 

Esclerose Múltipla - A esclerose múltipla é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, responsável pelo controle geral do organismo, como funcionamento de órgãos e percepção dos sentidos. Ela é auto-imune – quando o corpo reage contra suas próprias células e tecidos por uma falha no sistema imunológico – e tem evolução crônica que pode levar a sequelas motoras e sensoriais. A doença não tem cura, mas pode ser tratada com medicamentos. Quanto antes for feito o diagnóstico, melhor para o tratamento e atinge principalmente adultos jovens entre 20 e 40 anos, sendo na grande maioria do sexo feminino e de pele branca.

Da Redação
Com Assessoria