sábado, 19 de agosto de 2017

Falta dágua em Piancó pode ser solucionada com convênio entre Cagepa e Prefeitura; A Adutora se encontra em processo de Licitação

(Barragem dos cegos em Catingueira-PB)
Segundo estudiosos no assunto do clima, a questão da falta dágua nas cidades do Sertão estão ligadas a falta de políticas públicas visando evitar que as populações passem pelo constrangimento de ter o seu fornecimento de água cortado pela empresa concessionária a seus consumidores, que pagam um preço muito alto pelo consumo do líquido, mesmo, em alguns momentos, esse não chegando às residências. Na zona rural o problema e maior pela falta também de planejamento com a construção de tanques e cisternas, e em casos extremos, o auxílio de um carro pipa. A Cagepa não planeja precauções e só deixa pra última hora, quando falta a  água, para buscar meios de atender a população. A notícia que se tem, extraoficial é a de que a água pode chegar via Barragem dos Cegos, na cidade de Catingueira, para abastecer temporariamente a cidade de Piancó.

A população acredita que com uma parceria entre a Cagepa e Prefeitura, o problema pode ser amenizado com carros pipas, custeados pelos dois órgãos. 

Estiagem
A estiagem é um problema que já se tornou natural para o Sertão. Não era pra população ficar correndo pelas ruas em busca de água, se o governantes junto  a Cagepa, já se antecipassem e buscasse fazer grandes reservatórios, a exemplos de açudes e barragens, para que quando a chuva vier acumular água, que será consumida quando a chuva for embora.

Economia
A população não sabe economizar água e usa o líquido de forma desordenada, sem pensar no amanhã. Campanhas são feitas para que se evite o uso excessivo de água em períodos que o líquido está jorrando pelas torneiras, e em que os rios e açudes estão perenes e cheios. Pois quando a água acaba ou fica escassa, as reclamações são muitas.

Solução 
Quando de sua passagem numa quinta-feira (13/04/2017) pela Paraíba, para solenidade da chegada das águas do São Francisco a bacia hidrográfica do Boqueirão [manancial responsável pelo abastecimento de Campina Grande], o ministro Hélder Barbalho deu uma ótima notícia para o povo de Piancó.

"Quero aqui, ao lado do prefeito de Piancó, senadores e deputados, informar que estamos iniciando o processo licitatório para construção da adutora de engate rápido para levar água ao município de Piancó...lembrando que a luta de todos nós é garantir o Ramal Piancó, no sentido de garantir água permanente para essa região [Vale do Piancó]", comunicou o ministro.