sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Câmara de Piancó aprova projeto "Agosto Lilás" da vereadora Neguinha Tomaz

O Projeto "Agosto Lilás" deve chamar atenção sobre a violência contra a mulher e a importância de denunciar o agressor. Com esse objetivo a vereadora Wanderlândia Tomaz (Neguinha/PROS), conseguiu aprovar, por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei nº. 116/2017 que estabelece no Calendário Municipal, o "Agosto Lilás" para conscientização e combate a violência de gênero. Esse ano completam 11 anos da 'Lei Maria da Penha', que combate a violência contra a mulher.

No Brasil a cada dois minutos cinco mulheres são espancadas; a cada quatro horas, uma mulher é assassinada; e uma em cada três mulheres já sofreu violência. Por isso, é preciso dar um basta nestes casos absurdos de violência contra mulheres.

Violência de Gênero
É considerada violência de gênero aquela que é exercida de um sexo sobre o sexo oposto. Em geral, o conceito refere-se à violência contra a mulher, sendo que o sujeito passivo é uma pessoa do gênero feminino. Neste sentido, também se aplicam as noções de violência machista, violência no seio do casal e violência doméstica (designação mais usada). Os casos de violência familiar ou de violência no lar raramente são denunciados por uma questão de vergonha ou por receio.

O projeto apresentado pela parlamentar, que vem se destacando como uma defensora contra a violência de gênero, foi elogiado por todos os parlamentares presente a Sessão desta quinta-feira (24) na Câmara Municipal de Piancó.