quarta-feira, 19 de julho de 2017

Segundo o Site Folha do Vale, a falta de Oposição em Santana dos Garrotes acarreta problemas para a população; entenda

(Click na imagem para ampliar e visualizar melhor)
O Site Folha do Vale Online publicou esta semana em sua página virtual uma matéria com o seguinte título: FALTA DE OPOSIÇÃO EM SANTANA DOS GARROTES ACARRETA UM PROBLEMA MAIS PARA A POPULAÇÃO. Pois bem... A matéria alerta para uma situação usual e casual que ocorre em muitas cidades do Sertão, e isso, apesar de num primeiro momento dá margem a uma interpretação positiva de um harmonia entre os poderes, causa um constrangimento aos eleitores que votaram em candidatos (a vereadores) opostos ao atual sistema, mas que agora estão, sabe-se lá por quais motivos, ao lado da base executiva.

A matéria, postada neste dia 19 de julho de 2017, observa que os vereadores foram eleitos para fiscalizar as ações do Executivo Municipal e são pagos para isso. Quase todos os vereadores da Oposição se debandaram para o lado do prefeito e a população não tem mais a quem recorrer quando há a necessidade de reclamar sobre algo de errado que, possivelmente, esteja ocorrendo em sua rua, na sua comunidade, nas áreas críticas da gestão.

O papel do vereador
Os vereadores têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público. A Constituição Federal e as leis orgânicas municipais estabelecem tudo o que o vereador pode e não pode fazer durante o mandato. Para acompanhar se os vereadores estão cumprindo bem seus deveres perante a população, os eleitores podem ir às sessões legislativas ou mesmo conversar com os vereadores em seus gabinetes. Caso o eleitor descubra alguma irregularidade, é possível fazer uma denúncia ao Ministério Público.