segunda-feira, 31 de julho de 2017

Empresa inicia em Piancó trabalhos topográficos para a pavimentação asfáltica na cidade

(Rua Elzir Matos-Centro/Piancó)
A descrição ou delineação exata e pormenorizada das principais ruas da cidade de Piancó já estão sendo mapeadas através de trabalhos topográficos (topologia), para o início da pavimentação asfáltica, com recursos adquiridos pelo prefeito Daniel Galdino (PSD), através de Emenda do deputado Rômulo Gouveia, quarto-secretário da Câmara dos Deputados e atual presidente do PSD-PB. O valor empenhado e que já se encontra disponível no Setor de Programas Sociais, na Caixa Econômica Federal (CEF), é de R$ 987.600,00. Os estudos de engenharia de tráfego já estão sendo feitos. Em breve as vias de calçamento já vão se tornar peça rara pelos caminhos daqui.

Mobilidade Urbana
A cidade de Piancó não tem nem 20 mil habitantes, é uma cidade  muito pequena. Entretanto, já apresenta trânsito caótico, pelo menos em suas áreas mais centrais. Esse fenômeno ocorre, porque já existe gente e  veículos (carros, ônibus, caminhões, tratores, carroças, motocicletas, bicicletas e outros) suficiente para produzir os engarrafamentos e outras complicações de trânsito na cidade. O DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) será colocado em funcionamento efetivo para mobilizar a comunidade com relação as regras de trânsito de acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
(Topografia Pormenorizada)

A Pavimentação das principais ruas de Piancó consiste em quatro camadas principais: Revestimento de base Asfáltica, Base, Sub-base e Reforço do subleito. Dependendo da intensidade e do tipo de tráfego, do solo existente e da vida útil do projeto, o revestimento pode ser composto por uma camada de rolamento e camadas intermediárias ou de ligação. Mas nos tipos mais comuns utiliza-se uma única camada da mistura asfáltica como revestimento.

Calçamento em paralelepípedos
O prefeito Daniel disse que as ruas que se encontram sem pavimentação alguma vão ter o seu calçamento em paralelepípedos muito em breve.

Nas ruas centrais os buracos no calçamento obrigam os motoristas a realizarem manobras arriscadas. Nos bairros, com ruas sem nenhum tipo de pavimento, é a poeira que se torna um risco à saúde dos moradores e um transtorno para o comércio. 

Reverter esse cenário é um dos desafios que terá que assumir a administração de Piancó, a partir do próximo ano.