domingo, 7 de maio de 2017

Transporte escolar de 81 municípios do Sertão paraibano foram vistoriados neste sábado (06), inclusive Piancó


A coordenação do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Criança e do Adolescente e da Educação (Caop) do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) e o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realizou neste sábado (6), em 81 municípios do Sertão paraibano, vistoria nos veículos escolares.

Foi realizado na sexta-feira (5), no auditório do Sebrae do Rodo Shopping Edvaldo Mota, em Patos,  capacitação para os chefes das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e vistoriadores que fiscalizaram os veículos escolares do Sertão. A capacitação foi ministrada pelas Polícias Rodoviária Federal e Militar da Paraíba; Inmetro/Imeq; DER e Detran. Segundo a coordenadora do Caop, promotora Soraya Escorel, foi muito importante a presença de todos na capacitação.

As ações do MPPB e Detran ocorrem dentro das atividades do Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade.

 
Calendário
As atividades de vistoria foram realizadas no sábado (06) a partir das 07:00h, em todos os locais. Na 24ª Ciretran de Teixeira foram vistoriados os transportes das cidades de Teixeira, Cacimbas, Desterro, Mãe Dágua, Matureia, Cabimba de Areia e São José do Bonfim. Na 4ª Ciretran de Patos foram fiscalizados os veículos dos municípios de Quixaba, Santa Terezinha, São José de Espinharas, Patos, Malta, Condado e Vista Serrana. Na cidade de Princesa Isabel, na 16ª Ciretran, serão vistoriados os transportes dos municípios de Princesa Isabel, Manaíra, São José de Princesa, Tavares, Água Branca, Imaculada, Juru, Curral Velho e Nova Olinda.

Em Itaporanga, foram vistoriados na 10ª Ciretran os veículos das cidades de Itaporanga, Boa Ventura, Diamante, Pedra Branca, São José de Caiana, Serra Grande e Santana dos Garrotes. No município de Piancó, na 17ª Ciretran, foram fiscalizados os transportes escolares das cidades de Catingueira, Aguiar, Piancó, Igaracy, Olho D´Agua, Emas, Coremas. Em Pombal, na 9ª Ciretran, serão inspecionados os transportes das cidades de Pombal, Cajazeirinhas, São Bentinho, Lagoa, São Domingos de Pombal, Jericó, Mato Grosso e Paulista.

Já no município de Catolé do Rocha, na 13ª Ciretran a fiscalização será feita nos veículos de Catolé do Rocha, Brejo dos Santos, Riacho dos Cavalos, Bom Sucesso, São Bento, Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz e Belém do Brejo do Cruz. Em Conceição serão vistoriados, na 21ª Ciretran, os transportes escolares de Conceição, Ibiara, Santana de Mangueira, Santa Inês, Bonito de Santa Fé e Monte Horebe. Já em Cajazeiras serão vistoriados, na 6ª Ciretran, os veículos das cidades de Cajazeiras, Bom Jesus, Cachoeira do Índios, São José de Piranhas, Carrapateira, São João do Rio do Peixe, Bernardino Batista, Poço de José de Moura, Santa Helena e Triunfo.

As fiscalizações ocorrerão também em Sousa, na 12ª Ciretran, onde serão vistoriados os transportes escolares das cidades de Sousa, Uiraúna, Poço Dantas, Santarém, Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada e Vieirópolis.
 
Formato
A partir deste ano, o MPPB e o Detran estão adotando um novo formato de vistorias do transporte escolar. Elas ocorrem de forma regionalizada em quatro finais de semanas, compreendendo quatro regiões do Estado (sertão, cariri, brejo e litoral), ocorrendo simultaneamente nos municípios de cada região naquela data definida. Já as capacitações ocorrerão sempre um dia antes da fiscalização, em cidades polos de cada região: Patos, no Sertão; Monteiro, no Cariri; Campina Grande, no Brejo; e João Pessoa, no Litoral.

oblogdepianco.,com.br