quinta-feira, 18 de maio de 2017

Secretaria de Saúde de Piancó realiza Roda de Conversa com o tema "Apresentando a Rede de Atenção Psicossocial"

A Secretaria de Saúde de Piancó está  realizando nesta quinta-feira (18) a "Roda de Conversa" com o tema "Apresentando a Rede de Atenção Psicossocial - RAPS", ministrada pelo médico e psiquiatra Dr. José Marcondes Serrano e a equipe de saúde mental do município. O local do evento foi a Câmara Municipal de Piancó.

O evento aconteceu nesta manhã, com início às 08:00h na Câmara de Vereadores Piancó. Esse evento faz parte de capacitação permanente dos profissionais da rede municipal do SUS - Sistema Único de Saúde. 
 
A secretaria de saúde também está realizando a Semana da Luta Antimanicomial,  desde o último dia 16, até este dia 18 de maio.  

A "Roda de Conversa" colocou em prática o incentivo às redes, movimentos sociais e a gestão de conflitos gerados pela inclusão de diferenças, que são ferramentas experimentadas nos serviços de saúde a partir das orientações da Política Nacional de Humanização (PNH).

"Em tempos políticos e sociais sombrios, inclusive para a saúde mental brasileira, é muito importante que continue havendo um intenso trabalho sociocultural, administrativo e político para articular a sociedade a essa bandeira, concedendo autonomia aos poderes municipais através da participação popular, na tentativa de fortalecer as engenharias locais de serviços e redes assistenciais. Assim será possível, talvez, reacender a temática e continuar na luta para que não haja mais retrocessos e para que, minimamente, seja possível executar o que determina a Lei Antimanicomial evitando, assim, que esta não caia em letra morta no ordenamento jurídico brasileiro". (Thayara Castelo Branco é Advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA)

Estiveram presentes profissionais da Estratégia Saúde da Família, enfermeiros, dentistas, Nasf, Caps Infantil, Secretarias de Assistência Social e Educação. A ação faz parte da Semana Municipal de Luta Antimanicomial, que aconteceu durante toda a semana no Município.


oblogdepianco.com.br