sábado, 1 de abril de 2017

Você sabe por que mentimos no dia Primeiro de Abril? Descubra agora

(Reprodução/Ign/Montagem)
O dia primeiro de abril ficou conhecido no Brasil como o 'dia da mentira', sendo que as brincadeiras são comuns entre os amigos, familiares e colegas de trabalho. Uma mentirinha aqui, outra ali, até algumas empresas utilizam este costume para interagirem mais com seus clientes, mas claro que tudo tem que ser na dose certa, para não prejudicar ninguém, muito menos ofender as pessoas.

Há várias explicações para esta data ter se transformado em um dia reservado às 'pegadinhas'. Uns dizem que tudo começou na França, no início do século XVI, quando o ano novo ainda era comemorado no dia 25 de março e as festas duravam até uma semana, só terminando no dia 1 de abril.


Com a adoção do calendário gregoriano, o rei da França mudou o ano novo para 1º de janeiro, só que boa parte da população continuou com o calendário antigo e eles eram criticados por quem já estava seguindo o novo calendário. Então, quando o mês de abril começava, muitos faziam convites para festas de mentirinha, só para criticar quem ainda estava no calendário antigo e virou costume com o passar dos anos, fazer brincadeiras e contar mentiras nesta data.

Aqui no Brasil, a tradição de contar mentira no dia primeiro de abril, começou em Minas Gerais, por volta de 1828. Neste ano, circulou a notícia de que Dom Pedro tinha morrido e muita gente acreditou, sendo que apenas no dia seguinte é que a população foi descobrir que era mentira.

Atualmente, um dos melhores lugares para contar uma mentirinha no dia primeiro de abril é nas redes sociais e já tem muita gente por lá se divertindo.

http://www.1news.com.br/noticia/10269/curiosidades/voce-sabe-por-que-mentimos-no-dia-primeiro-de-abril-descubra-agora-01042017