sábado, 22 de abril de 2017

Secretaria de Desenvolvimento Social de Piancó participa do Encontro Regional de Gestores de Assistência Social do Nordeste


(Representantes da SDS/Piancó)
A secretaria de Desenvolvimento social (SDS) do Município de Piancó, que tem a sua frente a Assistente Social Antonia Regina Cabral (Peta), esteve participando do Encontro Regional de Gestores de Assistência Social do Nordeste - ERGASN, com parte da sua equipe de trabalho. O abriu as inscrições e também já disponibilizou a programação preliminar. O evento acontece nos dias 18 e 19 de abril em João Pessoa (PB), no Centro de Convenções. O Encontro Regional do CONGEMAS Nordeste é uma realização de um Colegiado Nacional de Gestores Municipais de
Assistência Social (CONGEMAS), que forma uma Associação Civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com sede e foro em Brasília - DF; desde abril de 2001, regendo-se por estatuto e normas próprias, representando os municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

A Paraíba sediou, nessa terça (18) e quarta-feira (19), o Encontro Regional do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social – Congemas Nordeste, promovido pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social da Paraíba – Coegemas, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH).
O prefeito Daniel Galdino tem envidado esforços para que todas as secretarias e diretoria da sua gestão, se atualizem no que for necessário para desenvolver ações pautadas em critérios rígidos que não contrarie a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), nem tampouco infrija normas constitucionais e a Lei Orgânica da Assistência Social (LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993). 

A secretária Peta Cabral, suplente de vereadora, disse da importância da participação do Município de Piancó nesse evento, e informou que houve grande aprendizado por parte dos representantes da SDS que irá repassar essas informações a todos os funcionários que trabalham na sua pasta de Assistência Social. 

"Vamos defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social)", disse a secretária.

O encontro, que acontece anualmente em todas as regiões do Brasil, foi realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, e reuniu cerca de 1.300 gestores e profissionais da Assistência Social dos nove estados do Nordeste, e serve como preparação para o Encontro Nacional, que ocorrerá de 19 a 21 de junho, em Porto Seguro/BA.

A presidente do Congemas, Vanda Anselmo, considerou um sucesso o encontro dos estados do Nordeste em João Pessoa. “Fico muito feliz em participar desse processo de construção, articulação política e mobilização dos 82% novos gestores. Esses encontros nos traz uma perspectiva para efetivar a proteção do Sistema Único de Assistência Social no Brasil”, comentou. Ressaltou ainda ser um grande desafio para esses gestores que estão chegando, instituir, dar continuidade ao processo de fortalecimento do Suas. “Esse processo de formação é importante para nos trazer em pauta o fortalecimento dessa política em cada região brasileira, representada nos 5.570 municípios”, enfatizou.

oblogdepianco.com.br