quarta-feira, 5 de abril de 2017

Rômulo busca recursos e benefícios para municípios da Paraíba em audiência com ministro

O deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) foi recebido, em audiência, pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, nesta terça-feira (5), e tratou da liberação de recursos para municípios da Paraíba, o andamento das obras de Transposição e sobre a inclusão da região de Guarabira no Semiárido Nordestino, para que as cidades tenham acesso a benefícios. 

Sobre a chegada das águas do Rio São Francisco ao Açude de Boqueirão e, consequentemente, à Campina Grande, o que deverá acabar com o racionamento d’água no município, Gouveia recebeu de Helder a garantia que o cronograma esta sendo seguido. Já sobre as obras do Eixo Norte, que beneficia o Sertão da Paraíba, o deputado ouviu do ministro a promessa de que a obra será concluída em até 12 meses. Barbalho destacou que o atraso neste trecho aconteceu devido problemas com as empresas que executavam a obra, mas que o trecho já teve nova licitação.


Rômulo também tratou da liberação de recursos para de Campina Grande, referente à canalização do Riacho da Lama (Córrego de Santa Rosa) e a segunda parcela das obras emergenciais no combate a crise hídrica no município.
O deputado tratou ainda da inclusão de 21 municípios paraibanos que fazem parte da microrregião de Guarabira, no Semiárido do Nordeste: Araçagi, Alagoinha, Belém, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Lagoa de Dentro, Piloezinhos, Pirpirituba, Mulungu, Serra da Raiz, Sertãozinho, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Borborema, Juarez Távora, Matinhas, Pilões, Serra Redonda e Serraria. A mudança vai garantir aos municípios acesso a recursos federais e evita problemas com a distribuição de água.

A Portaria Interministerial nº 01, de 09 de março de 2005, delimitou os municípios inclusos na região do Semiárido através de estudos de um Grupo de Trabalho composto por técnicos do Ministério da Integração Nacional, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia.  Na época a própria SUDENE havia apresentado um estudo que incluía a microrregião de Guarabira, mas infelizmente não foi levado em consideração pelo Grupo de Trabalho.

Como a Portaria só poderia ser revista depois de 10 anos de sua publicação e tendo se passado já 12 anos, o deputado Rômulo Gouveia cobrou do Ministro Helder Barbalho, sua revisão, o que de pronto foi acolhido pelo ministro, que já marcou para o próximo dia 07 de abril, depois de vários anos de inatividade, reunião do Grupo de Trabalho visando iniciar novos estudos para incluir não só a região da microrregião de Guarabira, como a de demais estados do nordeste e Minas Gerais, que fazem parte da SUDENE.

O Conselho Deliberativo (CONDEL), que é o órgão máximo de articulação e decisões estratégicas da SUDENE, responsável, além de outras atribuições, pelo estabelecimento de diretrizes e prioridades para o desenvolvimento de sua área de atuação, bem como para operacionalização dos demais instrumentos de ação da Autarquia, que tem o ministro Helder Barbalho como Presidente, também estará se reunindo com esse fim. 


OBlogdePianco.com.br
Assessoria