terça-feira, 7 de março de 2017

SAMU recebe nova USA e Secretaria de Saúde de Piancó realiza "Roda de Conversa sobre Saúde Mental de Janeiro a Janeiro"


(Nova USA já na garagem do SAMU em Piancó)
O Município de Piancó foi beneficiado com mais uma ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), disponibilizada pelo Ministério da Saúde. O novo veículo para compor a frota foi anunciado pelo prefeito Daniel Galdino bem como pelo secretário de saúde do município, Antonio leite Neto, durante encontro com auxiliares (secretários) e vereadores nesse último fim de semana. De acordo com a Prefeitura, a nova ambulância já está disponível para uso. O SAMU em Piancó recebe esta  nova ambulância, denominada de Unidade de Suporte Avançado (USA). As USAs, popularmente conhecidas como UTIs Móveis, dispõem dos equipamentos como monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas como trombolíticos (essenciais em pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio), adrenalina (utilizada em PCR), além de todo material e equipamentos para imobilização. A equipe assistencial das USAs são compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista.

A missão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Piancó) é garantir a assistência qualificada e a prestação de socorro à população em casos de urgência e emergência. Com uma demanda considerável de chamadas diárias, o serviço realiza a avaliação da necessidade do paciente no momento do chamado e envia a ambulância de acordo com a classificação de risco até o local da ocorrência.

O SAMU-192 em Piancó está sob a responsabilidade de Pedro Lima, Ana Sílvia e Edney Cabral.

Saúde Mental de Janeiro a Janeiro
Nesta segunda-feira, 6, aconteceu a roda de conversa Saúde Mental de Janeiro a Janeiro: A diversidade de um cuidar Integral. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Piancó e contou com a participação de psicólogos da cidade e de outros municípios circunvizinhos, além de profissionais de outras áreas interessados pelo assunto. A saúde mental é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental.

Visando a diversidade de um cuidar integral, idealizado pela Coordenação de Saúde Mental, o Encontro, segundo o secretário de saúde da cidade de Piancó, Antonio Leite Neto, teve a participação de representantes do CRP - Conselho Regional de Psicologia, tomando como premissa, que o cuidar é feito com o outro e não apenas um... Assim, ao usar a teoria da diversidade e universalidade do cuidado cultural, fato que pode vezes se configurar em obstáculos durante o cuidado integral junto.  

Realizado pela Prefeitura de Piancó, o evento teve como finalidade promover o avanço do conhecimento profissional da saúde mental. "Ao final, tivemos coffee break e sorteio de livros pelos membros do Conselho estadual de psicologia", disse o secretário de saúde Antonio Leite Neto.


Antonio Cabral (DRT-PB 3085)
OBlogdePianco.com.br
PMP