sexta-feira, 3 de março de 2017

Rio Piancó atrai pessoas para o lazer com suas águas; autoridades alertam para a qualidade da água

Ninguém aguenta ver aquele rio cheio com águas caídas dos céus e fica de braços cruzados. A primeira atitude é descer a ponte e ir colocar os pés nas águas e sentir a areia umedecida, e dá aquele mergulho. Mas as autoridades ambientais alertam para a questão da qualidade do líquido que desce pelo Rio Piancó. A água apresenta condições inadequadas para banho em função de contaminação fecal. Estes locais devem ser evitados.

Por que a contaminação aumenta após chuvas intensas?
O esgoto lançado irregularmente fica acumulado no leito arenoso e de pouca declividade das galerias, valetas, rios e canais. As chuvas intensas transportam rapidamente todo este material que vai para o rio, contaminando suas águas.

O que é monitoramento da balneabilidade?
É a avaliação da qualidade das águas utilizadas para recreação de contato primário (onde há o contato direto com a água, como nos banhos de rio ou mar). É realizado de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) nº 274/2000.

O que indica e quais são os riscos para a saúde?
O monitoramento indica a quantidade de esgoto presente na água. Para isso, utiliza-se o indicador Escherichia coli, que é uma bactéria existente no intestino dos seres humanos e dos animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e, consequentemente, maior a probabilidade da existência de organismos patogênicos (causadores de doenças).

As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

Por que acontece a contaminação?
De maneira geral, o que determina a contaminação dos rios é a falta de saneamento básico e de um sistema de drenagem adequado. Quando os responsáveis (governos estadual e municipal, empreendedores e cidadãos) não cumprem seu papel, parte do esgoto e lixo gerados pelos moradores, segue diretamente para as galerias de águas pluviais, canais e rios.


OBlogdePianco.com.br