quarta-feira, 22 de março de 2017

Dia Mundial da Água é marcado por ações de conscientização nas redes sociais

(Rio Piancó/Cidade de Piancó-Crédito: Antonio Cabral)
Nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, o Vale do Piancó tem motivos de sobra para buscar a conscientização da população sobre a importância de economizar esse bem. O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

A previsão da Organização das Nações Unidas (ONU) é que, até 2030, a demanda por água no mundo aumente em 50%. Ao mesmo tempo, mais de 80% do esgoto produzido pelas pessoas volta à natureza sem ser tratado. Diante desse cenário, neste Dia Mundial da Água, lembrado hoje (22), a organização mobiliza governos, setor privado e sociedade civil contra o desperdício, por melhoria nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e pelo reaproveitamento máximo das águas residuais urbanas.

As cidades do Vale do Piancó sofre com a escassez do líquido precioso e vem tomando consciência do seu papel de consumidor e guardião das águas. O sofrimento porque passa a população da microrregião do Vale do Piancó é extremamente preocupante, pois as chuvas estão chegando mas ainda há a necessidade de economizar água, para os dias futuros. Muitas cidades do Vale estão em Estado de Calamidade Pública pela falta dágua.

No Brasil, a coleta e tratamento das águas residuais configuram-se como grande desafio para o saneamento ambiental. Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 48,6% da população tem acesso à coleta de esgoto, sendo que deste efluente coletado somente 40% passa por algum tipo de tratamento antes de ser descartado no meio ambiente.

No Dia Mundial da Água (criado pela ONU no dia 22 de março de 1992), alguns entes públicos  destina esse dia à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. 

Antonio Cabral (DRT-PB 3085)
OBlogdePianco.com.br