sexta-feira, 3 de março de 2017

Aesa diz que mês de março deve ser de chuvas irregulares na Paraíba

(Piancó)
A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), afirmou que algumas regiões do Estado da Paraíba podem registrar chuvas irregulares neste mês de março. De acordo com a Aesa, a Paraíba é dividida em dois regimes de chuvas. O primeiro ocorre entre os meses de fevereiro e maio, nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão, pelo sistema da zona de convergência intertropical. O outro regime de chuvas ocorre de abril a julho, no Agreste, Brejo e Litoral.

Segundo a meteorologista, Marle Bandeira, há uma possibilidade de ocorrerem chuvas neste mês nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão por causa do sistema gerador de chuvas no nordeste nessa época do ano. “O sistema é a zona de convergência intertropical, que é uma banda de nebulosidade que circula todo o globo terrestre e nessa época migra para o sul do equador, justamente na região do nordeste”, explicou.


Ainda de acordo com a meteorologista, para que as chuvas ocorram é necessário que as condições o Oceano Atlântico estejam favoráveis e que as águas do Atlântico Norte teriam que estar mais frias e as do Atlântico Sul mais quentes e há uma sútil tendência que isso ocorra. A meteorologista disse também, que o oceano pacífico não está sendo analisado porque os fenômenos El Niño, principal responsável pela seca do ano passado, e La Niña estão neutralizados. “por causa disso esse ano deve ser melhor do que o ano passado”.

A Aesa acredita que as chuvas devem se comportar dentro da média para algumas regiões do Estado.

OBlogdePianco.com.br
Com Wscom